Untitled Document
 
O início:
A Empresa Francisco Lindner S/A, fundada em 1935 pelo austríaco Francisco Lindner, mecânico criativo, iniciou sua atividade profissional com uma pequena oficina de consertos, passando rapidamente a produzir máquinas de todo o tipo. Atento aos movimentos da economia regional, direcionou sua produção de acordo com a demanda. Na década de 40 o setor madeireiro mostrava-se promissor, fabricando serrarias, locomoveis, além de equipamentos para carpintarias e olarias.
No final dos anos 40, a extração de madeira entrou em declínio. As antigas áreas florestais deram lugar ao plantio de diferentes culturas agrícolas.
Esses fatores motivaram a empresa a criar máquinas agrícolas, sendo o forte na década de 50 a produção da Trilhadeira Universal Lindner, Chegando a produzir 300 unidades mensais, abastecendo toda a Região Sul do Brasil.
Na década de 70 o governo federal cortou o financiamento para a aquisição de máquinas agrícolas, obrigando a empresa a mudar sua linha de produção. Aproveitando toda a estrutura fabril existente, iniciou-se então a produção de válvulas e registros, para atender as indústrias de papel, química, petrolíferas, companhias de irrigação, saneamento e outras.
Proteção ambiental e responsabilidade ecológica:
A localidade das unidades em Luzerna, às margens do Rio do Peixe em razão do aproveitamento hidrelétrico, implica em medidas adicionais de proteção ambiental e responsabilidade ecológica. No ano de 2005 e 2006 foram implantadas escadas de peixes nas barragens para permitir a piracema e, com isso, a preservação de espécies símbolo de qualidade de água como o peixe dourado.
 
Estrutura:
A empresa Francisco Lindner s/a, agrega diferentes setores de atividade em dois municípios do meio-oeste catarinense, perfazendo uma área coberta de 15.000 m². Em Luzerna estão localizadas as usinas hidrelétricas Sant’ Ana (SC-303 km 243) e São Francisco que usam o manancial rio do Peixe/SC para a geração própria de energia, sendo que junto a essa última, na Av. Francisco Lindner, n.100 encontra-se a unidade de fundição. Em Joaçaba a indústria ocupa dois endereços: a matriz à Rua Francisco Lindner, 53 que contempla a área administrativa e de beneficiamento, incluindo usinagem, confecção de modelos, acabamentos e expedição e na Rua Tiradentes, 690 onde os produtos são testados hidrostaticamente para garantia de estanqueidade.
Um olhar sobre o passado do Grupo Lindner, descortina à nossa frente uma trajetória comovente de coragem, persistência e fé, robustecendo a esperança de todos nós no futuro da nossa terra.
Fotos:
   


Matriz - Joaçaba
Rua Francisco Lindner, 53 - Centro
Tel: (0xx49) 3522-1280
Fax: (0xx49) 3522-0122
Joaçaba - SC | Cep: 89600-000
E-mail: ran@ran.com.br
Unidade de Fundição:
Av. Francisco Lindner, 100
Luzerna - SC
CEP: 89610-000